Como limpar seu ar condicionado

Está chegando a época de calor, e o ar condicionado em casa passa a ser item de sobrevivência em cidades quentes como o Rio de Janeiro, que no verão chega a ter a sensação térmica de 50°C em dias de muito sol. Mas muitas pessoas acabam não fazendo a manutenção correta do aparelho, que inclui limpar o filtro de ar pelo menos a cada dois meses – já para as casas que usam ar condicionado quase todos os dias, o tempo de limpeza deve ser a cada quinze dias.

O resultado de um filtro sujo é a proliferação de fungos e bactérias nas paredes dos tubos do aparelho, o qual pode espalhar doenças pelo ar, e até agravar problemas de saúde pré-existentes, como conjuntivites, bronquite e rinite, entre várias outras reações alérgicas.

Ao contrário do que é conhecido pela sabedoria popular, essas doenças respiratórias não são transmitidas por conta da baixa temperatura que o ar condicionado proporciona, mas porque o ar dentro dos ambientes fica desidratado, ressecando as mucosas por onde entra o ar que respiramos, debilitando o organismo e deixando as pessoas mais vulneráveis às infecções.

Para limpar o filtro, basta retirá-lo do ar condicionado e lavá-lo em água corrente. Depois, deixe secar bem para só então colocar de volta no aparelho. Depois de algumas lavagens, é só trocar o filtro antigo por um novo. Já para a limpeza das partes internas do ar condicionado, o melhor a fazer é entrar em contato com um técnico competente para que o aparelho seja limpo direitinho, sempre uma vez ao ano. Encontre aqui uma assistência técnica mais perto da sua casa.

Se você tem um climatizador em casa, os cuidados são um pouco mais simples: basta você limpar o reservatório de água uma vez ao mês. Para isso, retire a tampa do dreno localizado dentro do reservatório. A água sairá pala parte inferior do produto, onde ficam as rodinhas. Faça isso na área de serviço, ou perto de um ralo, para escoar a água. A limpeza do reservatório pode ser feita com água e sabão neutro. Já as colméias podem ser limpas com água corrente a cada três meses, que podem ser trocadas por novas depois de quatro anos de uso, em média.